BOAS VINDAS

Olá, pessoal!
Em primeiro lugar, quero que saibam que toda visita será bem-vinda, toda. E que este será um espaço para reflexão e discussão sobre os temas democracia e educação. E claro, podemos esticar o diálogo para outros assuntos, desde que tenham alguma relação com os temas, ok?
Em segundo lugar, gostaria que esperassem a página carregar, caso contrário, pode acontecer de não conseguirem ler os textos, porque o fundo fica muito claro...
No mais, fica o agradecimento pela visita!

Patricia Bastos

sexta-feira, 11 de março de 2011

MEMORIAL ACADÊMICO

Esses dias, Fabiana Eckhardt, professora da disciplina Currículo, Políticas e suas Práticas, da UCP; moça do olhar curioso, agitado, sábio, tanto quanto ela; minha companheira nos causos sobre educação e sobre a vida; e também minha professora na monitora, me solicitou um memorial acadêmico. Fiz! E resolvi compartilhar.





Por Patricia Gonçalves Bastos


Quando entrei para o Curso de Pedagogia, da Universidade Católica de Petrópolis, tinha comigo muitas expectativas em relação a essa nova fase que se iniciava.


Talvez por conta do estágio, que havia feito, quando fazia o Curso Normal, no Colégio Cenecista Pedro do Rio, meu foco era a Educação Infantil. Eu estava ali para poder conhecer tudo a respeito, para uma formação mesmo em Educação Infantil. Mas, não demorou muito para que eu percebesse que a educação não se limitava apenas ali.


Pude compreender, de maneira “gestaltica”... se assim posso dizer, que minha relação e intenção com a educação eram bem maiores.


Rumei outros ares, e conheci mil mundos. Encontrei na faculdade (leia-se pessoas da faculdade) novos olhares, novas possibilidades de educar. E assim, experimentei da Educação Infantil à Educação Não-Formal, me dando conta de que são veias diferentes que saem do mesmo coração. E me encantei. E me encontrei. E assim, rumei os caminhos das leis, das políticas, da militância por educação de qualidade para todos. Rumei os caminhos dos projetos sociais, e encontrei um pouco de mim, ali também. Mas, é importante dizer, que por todos os caminhos e vieses percorridos, o encontro comigo mesma veio através de mãos. Mãos e idéias. E por essa razão, digo que minha formação, foi marcada por pessoas. Pessoas e suas práticas, sejam elas instituídas ou não. O que me faz pensar nas finezas e nas sutilezas que são próprias das relações. Dito (e sentido) isso, é importante falar um pouco sobre as relações, os laços que foram criados durante esse tempo. Fiz alguns grandes amigos: pessoas da turma, pessoas de outros períodos, pessoas-professores, pessoas-funcionários. E todos eles, de uma forma ou de outra trouxeram essas sutilezas para a minha formação. E é preciso pensar sobre isso. Sobre uma formação que tenha mãos (pessoas), que também tenha a teoria e a prática discutidas nos corredores, nas cantinas, nos cafés de cada intervalo de aula, nos olhares.


Este é o meu último período, e é bastante interessante perceber que todo tempo é tempo de dar as mãos. E isso fascina. Traz a esperança de tempos melhores para uma possível (re) invenção dos espaços educativos, desses espaços tão cheios das finezas e sutilezas que trago neste memorial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário